IAC Notícias

IAC e Behner Stiefel Center for Brazilian Studies lançam Exposição Itinerante Mulheres Quilombolas Liderando a Ação Climática

O Instituto Antônio Conselheiro (IAC) em parceria com a Behner Stiefel Center for Brazilian Studies da Universidade Estadual de San Diego, lança no dia 12 de dezembro no Quilombo Mearim, a Exposição Itinerante Mulheres Quilombolas Liderando a Ação Climática. Com registros do fotógrafo Quixeramobinense, Tarcísio Filho, e curadoria de Matilde Ribeiro (UNILAB), a exposição traz a expressão dos saberes de mulheres do Quilombo Mearim, localizado a cerca de 40km da sede do município de Quixeramobim, estado do Ceará.

A exposição sistematiza as ações de mitigação das mudanças climáticas, o protagonismo das mulheres quilombolas na defesa do seu território, a convivência com o Semiárido, bem como, os quintais como importantes espaços de manutenção cultural, genética e ancestral do quilombo.Composta de 30 quadros, os registros foram captados no mês de outubro de 2023, refletindo as vivências das mulheres em quintais e no Sistema Agroflorestal implementado pelo IAC através do Projeto. As obras manifestam as múltiplas trajetórias de vida, as memórias alimentares das mulheres quilombolas do Mearim e os saberes preservados em cada quintal e terreiro cultivados por essas mulheres. São registros de um Quilombo que transcende a territorialidade e que reinventa relações.

Foto Expo 1

O QUILOMBO MEARIM 

O Quilombo Mearim está localizado no município de Quixeramobim, estado do Ceará e possui uma área territorial de 593 hectares. A comunidade fica a 40km da sede da cidade, onde atualmente moram 30 famílias remanescentes de quilombo, que preservam a cultura dos antepassados como as cantigas, o boi de reisado e noite cultural, momento em que ocorre a eleição da musa negra do Quilombo. No Quilombo Mearim, as mulheres trazem perspectivas únicas para a gestão do sistema agroflorestal, pois, o programa de formação em agroecologia incorporou uma abordagem que valoriza as questões culturais e sociais que são necessárias para a preservação da comunidade e dos seus meios de produção de alimentos. Os dias de campo foram realizados com objetivo de implantação dos sistemas agroflorestais como ação de construção do conhecimento em agricultura resiliente ao clima e adoção de novas práticas nos agroecossistemas familiares.

Foto Expo 5

O PROJETO MULHERES LIDERANDO A AÇÃO CLIMÁTICA

Reconhecendo o papel fundamental das mulheres na agricultura e entendendo que sua participação ativa é importante para o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, o Instituto Antônio Conselheiro de Apoio, Assessoria e Pesquisa para o Desenvolvimento Humano (IAC) em parceria com o Behner Stiefel Center for Brazilian Studies da Universidade Estadual de San Diego, executou o Projeto Mulheres Liderando a Ação Climática, que teve como objetivo, fomentar a participação das mulheres em ações sustentáveis, ampliando a inclusão social e ambiental através de atividades práticas no desenho e manejo de agroecossistemas com ações relacionadas à uma agricultura resiliente ao clima, aliadas aos princípios da agroecologia.

Foto Expo 6

Para atender aos objetivos do projeto, o IAC realizou reuniões de mobilização para seleção de 15 mulheres no município de Quixeramobim, seminário sobre agroecologia e mudanças climáticas, programa de formação para mulheres rurais multiplicadoras em agroecologia, implantação de unidade demonstrativa de sistema agroflorestal, visitas técnicas de acompanhamento à implantação dos sistemas agroflorestais como ação de construção do conhecimento. Na execução do projeto, buscou-se estratégias e temas inovadores para capacitar as mulheres do Quilombo Mearim, localizadas no município de Quixeramobim, estado do Ceará. As mulheres beneficiárias não apenas se tornaram agentes de mudança em sua comunidade, mas também se desenvolveram significativamente para a construção de processos mais inclusivos, onde a agricultura não é apenas uma atividade produtora de alimentos, mas também propulsora de transformação social e ambiental.

Serviço
Lançamento da Exposição Itinerante Mulheres Quilombolas Liderando a Ação Climática

Data: 12/12/2023
Horário: 8h
Local: Quilombo Mearim
Município: Quixeramobim

Texto: Jardenes Matos (coordenadora de Projetos do IAC) e João Marcos Caetano (comunicador do IAC) | Fotografias: Tarcísio Filho

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br