IAC Notícias

Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro celebra 8 anos de existência em Quixeramobim (CE)

Fundada no dia 6 de junho de 2015, a Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro reúne 15 feirantes de diferentes municípios do Sertão Central, como: Quixadá, Choró, Quixeramobim e Senador Pompeu. A feira desde seu nascimento acontece mensalmente, toda primeira sexta. Além de ser o principal canal de comercialização dos produtos agroecológicos de famílias agricultoras acompanhadas pelo Instituto Antônio Conselheiro (IAC). 

A feira expressa a cultura alimentar do Sertão Central, buscando preservar os saberes ancestrais dos povos de comunidades tradicionais, valorizando os modos de fazer e os saberes relacionados à cultura alimentar, promovendo a comercialização solidária, representando um importante espaço de socialização e fortalecimento comunitário. Ao longo dos 8 anos de trajetória, a Feira se consolidou também como espaço de intercâmbio cultural e gastronômico, ampliando suas ações para exposição e troca de sementes crioulas, partilha de mudas de plantas nativas, comercialização de artesanato local, bem como a realização de apresentações e performances culturais. 

Feira 8 anos 2

A Feira do Espaço Agroecológico Antônio Conselheiro tem promovido a integração campo e cidade, fortalecendo a agricultura familiar de base agroecológica e aproximado consumidores de quem produz alimentos livres de agrotóxicos. Esse espaço tem garantido a exposição e a comercialização de produtos com mais sabor e aroma, resultados adquiridos através de técnicas de manejo fundamentadas nos princípios da agroecologia. É sabido que em sistemas de produção de base agroecológica produzem alimentos com maiores concentrações de nutrientes e fitoquímicos antioxidantes, como polifenóis e carotenóides. 

A celebração dos 8 anos da Feira será realizada no dia 2 de junho de 2023 a partir das 16h.  Além de apresentações culturais, depoimentos dos agricultores e agricultoras e sorteio de cestas agroecológicas, a feira realizará um banquetaço trazendo toda a fartura e diversidade dos quintais do campo para a cidade.

Texto: Jardenes Matos e João Marcos Caetano

Fotos: Fernanda Oliveira e David Einstein

Endereço

icone endereco Rua: Desembargador Américo Militão, 410
 Centro | Quixeramobim/CE | CEP63800000
icone telefone +55 (88) 3441.1824
icone email iacquixeramobim@yahoo.com.br